O Projeto Capacitando e empoderando, promover circuitos de oficinas populares em dez Comunidades Quilombolas do estado do Tocantins, tendo como objetivo
  possibilitar capacitação e aquisição de novas habilidades aos seus moradores.

Estimular o desenvolvimento de novas habilidades no ser humano é uma maneira eficaz de contribuir com seu desenvolvimento. Este projeto propõe 100 formações que serão disponibilizadas para a comunidade. Com isso contribui para gerar novos conhecimentos com democratização de acesso. Tais conhecimentos e saberes serão, naturalmente, multiplicados, isso consequentemente impactará positivamente a realidade social do lugar.

Em tempos de pandemia possibilidades de trabalho são muito bem-vindas, este projeto possibilitará renda para vários oficineiros que tiveram suas atividades interrompidas em decorrência do quadro pandêmico.

A proposta é oferecer para cada comunidade um pacote de 10 oficinas distintas, totalizando 100 momentos de capacitação. As oficinas ministradas serão:

  • Elaboração de Projetos Culturais: capacitará os moradores das Comunidades Quilombolas contempladas para elaborarem seus próprios projetos e participarem das seleções de editais,  duração de 8 horas, tendo como publico alvo os adolescentes e adultos e capacidade de participação 20 pessoas.
  • Literatura de Cordel: terá uma introdução sobre a origem e história do cordel e apresentação de técnicas de produção, além da prática de um cordel coletivo.  duração de 3 horas, tendo como publico alvo os adolescentes e adultos e capacidade de participação 20 pessoas.
  • Sabão de óleo reciclado: A oficina  capacitará pessoas para reciclarem o óleo de cozinha e, consequentemente diminuir a poluição ambiental. O sabão é feito a frio com óleo usado e soda. duração de 2 horas, tendo como publico alvo os jovem e adultos e capacidade de participação 20 pessoas.
  • Boneca de pano: pano será acompanhada da leitura de contos do livro Os doze Reis e a Moça no Labirinto do Vento da Marina Colasanti, além de capacitar o aluno para a confecção da boneca. Duração de 2 horas, tendo como publico alvo todas as idades e capacidade de participação 20 pessoas.
  • Brinquedos de material reciclado: capacitará a criança para produzir seus próprios brinquedos a partir de material já descartado, promovendo assim a conscientização ecológica e o desenvolvimento de habilidades que contribuirão para seu desenvolvimento cognitivo, motor e humano, como recomenda a pedagogia Waldorf. duração de 3 horas, tendo como publico alvo todas as idades e capacidade de participação 20 pessoas.
  • Turbante: ensinará variadas maneiras de amarrações de turbantes, o objetivo é contribuir para valorizar a cultura afro-brasileira e para elevar a autoestima das mulheres das comunidades contempladas. Duração de 2 horas, tendo como publico alvo livre idades e capacidade de participação 30 pessoas. 
  • Poesia: serão explorados recursos que estimularão o aluno na produção poética e que contribuirão para a humanização do ser. Duração de 2 horas, tendo como publico alvo todas as idades e capacidade de participação 20 pessoas.
  • Abayomi:  um brinquedo africano feito inteiramente de retalhos de tecido e nós, sem costura, cola, e nada mais.
  • Macramê:  é uma técnica de tecelagem manual, feita com fios, como barbante ou lã, para criar uma peça usando apenas as mãos. O nome vem do termo turco “migramach”, que significa tecido com franjas. Esta oficina é indicada para quem não sabe nada ou tem pouca experiência nessa arte de tecer fios com as mãos. A ênfase para esta oficina será com fio encerrado.
  • Criação de blogs e sites: Esta oficina tem como finalidade na criação de blog  e site,  a ideia e que  a própria  comunidades  tendo  possa divulgar as informações da comunidade ou que acharem pertinentes.


       VÍDEOS DAS OFICÍNAS NAS COMUDIDADES QUILOMBOLAS DO TOCANTINS